Dicas de Farmaceutico / Como cuidar dos dentes do seu cão?

Como cuidar dos dentes do seu cão?

A higiene oral do seu cão é fundamental para a sua saúde e bem-estar, prevenindo o aparecimento de placa dentária e de tártaro.

Para além de estar associada a mau hálito, desconforto, perda de dentes e dificuldade em mastigar os alimentos; a doença periodontal pode também afetar outros órgãos, como o coração, rins e fígado.

A escovagem regular dos dentes do seu cão é a melhor forma de prevenir a doença periodontal (no entanto o tártaro só pode ser removido pelo veterinário com recurso à destartarização).

A escova de dentes deve ser apresentada aos cães desde muito cedo e de forma gradual, para que se possam habituar a ela e a associarem a experiência positiva. Como existem diferentes formatos de escovas, deve escolher a mais confortável para o seu cão e a mais prática para si. Quanto às pastas de dentes, deixamos um alerta, não use pastas dentífricas destinadas ao uso humano, uma vez que podem ser tóxicas para os animais.

Para além da escovagem, existem outros cuidados que devem ser tidos em conta, nomeadamente a administração de dietas formuladas para a prevenção de tártaro, o uso de barras orais e a realização de um “check-up” dentário pelo menos uma vez por ano.