Dicas de Farmaceutico / O seu intestino funciona bem?

O seu intestino funciona bem?

O inchaço abdominal constante, os movimentos intestinais irregulares e pouco frequentes, as fezes irregulares e duras, e a necessidade de esforço para evacuar são sinais de que o seu intestino não está a funcionar normalmente.

A “dinâmica” do trânsito intestinal não é igual em todas as pessoas. No entanto, considera-se que a obstipação ocorre quando os movimentos intestinais são difíceis e acontecem com menor regularidade do que é considerado normal. É considerada uma situação de obstipação quando ocorrem menos de três evacuações por semana. O problema pode ser considerado crónico quando os sintomas persistem durante mais de três meses.

As causas podem estar relacionadas com o estilo de vida, stress, falta de exercício, uso inadequado de laxantes, a toma de alguns medicamentos, e alguns problemas de saúde. As consequências mais comuns de uma obstipação não tratada são as hemorroidas, as fissuras no reto, a impactação fecal e o prolapso retal.

Para voltar à normalidade bastam muitas vezes pequenas mudanças na rotina diária. Apostar numa dieta rica em fontes de fibra, ingerir muita água e praticar exercício fisico são algumas práticas que podem ajudar bastante. A toma de laxantes pode ser uma ajuda eficaz, no entanto, estes produtos não têm um carácter preventivo, apenas permitem aliviar o desconforto ao facilitarem a evacuação. Se decidir recorrer a um laxante, informa-se connosco sobre o produto mais adequado para si e qual a duração máxima da sua toma.