O glúten é uma proteína encontrada nos cereais como trigo, centeio, cevada e aveia. A ingestão de alimentos com esses cereais faz mal apenas às pessoas que têm intolerância ao glúten, como os doentes celíacos, pois eles não conseguem digerir bem essa proteína e, por isso, quando consomem alimentos com glúten ficam com sintomas como diarreia, dor e inchaço abdominal, cólicas e/ou obstipação.
Estima-se que, na Europa, entre 0,2 e 1,2% da população sofra de doença celíaca (DC). Apesar do desconforto que origina e dos problemas que pode desencadear a longo prazo se não for diagnosticada, a DC é de fácil tratamento.
A eliminação das fontes de glúten na alimentação permite à mucosa recuperar-se e voltar a funcionar normalmente, desaparecendo as queixas associadas.
Caso suspeite deste tipo de intolerância, antes de retirar totalmente os alimentos com glúten, é importante procurar um médico para um diagnóstico correcto, nomeadamente através da realização de análises ao sangue, que devem incluir a determinação do anticorpo antitransaminase (Ac AT) e a imunoglobulina IgA.