Melanoma

O melanoma é um tipo de cancro de pele que tem origem nas células da pele produtoras de pigmento chamadas melanócitos. Estas células transformam-se e passam a crescer descontroladamente e a invadir os tecidos circundantes.

O desenvolvimento destas células anormais está fortemente associado à exposição intensa e súbita de radiação ultravioleta (UV), geralmente, proveniente do sol.

O número de pessoas com melanoma tem aumentado ano após ano, mas há formas de reduzir o risco de desenvolver a doença.

Medidas Preventivas

  • Sempre que possível, evite o sol do meio-dia (meio da manhã até ao fim da tarde). Sempre que a sua sombra seja menor do que o seu tamanho real, lembre-se que deve proteger-se do sol.
  • Deve proteger-se da radiação UV refletida pela areia, água, neve e gelo; as radiações UV também “atravessam” as roupas leves, os vidros do carro e as janelas.
  • Use mangas compridas, calças, chapéu de aba larga e óculos de sol com lentes que absorvam os raios UV.
  • Aplique protetor solar, de longo espectro (filtram os UVA e os UVB), com fator de proteção de 50 . O protetor deve ser reaplicado ao longo do dia.
  • Verifique os seus sinais com periodicidade (regra ABCDE – forma fácil de distinguir sinais saudáveis de Melanoma) e avise o seu médico de qualquer alteração nos mesmos ou na sua pele. Se tiver muitos sinais, deverá consultar um dermatologista regularmente.
  • A regra ABCDE:

    A. Assimetria

    Metade do sinal não coincide com a outra metade

    B. Bordo irregular

    As extremidades do sinal são irregulares, sem padrão, abuptos ou mal definidos

    C. Cor

    A cor do sinal não é uniforme. Pode haver diferentes tonalidades de castanho ou preto, e por vezes avermelhados, azulados ou brancos.

    D. Diâmetro

    O sinal é maior do que 6 milímetros – o equivalente à ponta de borracha de um lápis. Contudo, existem melanomas inferiores a 6mm.

    E. Evolução

    Alteração do aspeto da lesão ao longo do tempo