A gengivite é frequentemente causada por higiene oral inadequada, pela acumulação de placa bacteriana, (restos de alimentos e bactérias) que se depositam entre o dente e a gengiva originando gengivas inflamadas, o que normalmente implica o sangramento das gengivas.
Sintomas da Gengivite
Os sintomas da gengivite passam pela alteração da cor da gengiva, que pode ir pouco muito mais avermelhada do que o normal ou mesmo até
arroxeada.
O sangramento gengival, que se pode verificar ao escovar os dentes e ao usar o fio dentário, ao trincar ou mastigar alimentos duros, ou até mesmo de forma espontânea.
Poderá sentir as gengivas muito sensíveis, inchadas, e endurecidas, ou até afastadas dos dentes.
Causas de Gengivite
- Tabagismo
- Genética
- Gravidez e puberdade
- Medicamentos
- Ranger os dentes
- Diabetes
- Nutrição pobre
Como tratar Gengivite
O tratamento da gengivite tem como finalidade combater ou reduzir a inflamação gengival (desinflamar a gengiva).
Após avaliação , a primeira fase de tratamento de uma doença na gengiva consiste na eliminação do agente causador e minimização dos fatores de risco.
É realizada uma limpeza aos dentes (destartarização ou tartarectomia) com o objetivo de acabar ou eliminar todo o tártaro que existe entre os dentes e a gengiva, consequência da placa bacteriana não removida repetidamente, e que na maior parte das vezes constitui a causa da gengivite.
A limpeza deverá ser realizada de forma diária com escova de dentes mais indicada para o caso, e, auxiliada com o uso de fio ou fita dentária.
Como tratamento em casa deve- se usar uma pasta dentífrica e/ou um elixir (líquido enxaguante bucal) para bochechos específicos para tratamento de afecções gengivais, para que as suas gengivas possam recuperar e ficar saudáveis mais rapidamente.
Como tratar gengiva inflamada e inchada
- melhorar a higiene bucal;
- usar o fio dental regularmente;
- evitar o uso de enxaguantes bucais com álcool;
- fazer bochecho com água morna e sal;
- ter uma alimentação saudável e hidratação na medida;
- não ingerir alimentos que podem piorar o quadro, como refrigerantes e bebidas com cafeína;
Prevenção de gengivite
Como prevenção da gengivite passa pelo cuidado diário da boa higiene oral e consultar regularmente o seu Médico Dentista, idealmente de 6 em 6 meses ou pelo menos uma vez por ano.
Por último, deve-se evitar ou ter uma atitude preventiva em relação aos fatores causadores da gengivite, tal como descrito nas causas, como o stress, o consumo de tabaco e excesso de bebidas alcoólicas, entre outros.