Influenciam vários aspetos fisiológicos nos animais, por exemplo, a magreza extrema de origem alimentar deprime o sistema imunitário, e a obesidade provoca um estado pró-inflamatório e predispõe para patologias metabólicas como diabetes e doenças cardiovasculares.
Alguns problemas nutricionais decorrentes de desequilíbrios alimentares são a hipoproteinemia, que ocorre devido a falta de proteínas na dieta. Como consequência dá-se uma perda da massa muscular, e muitas vezes ascite, conhecida por barriga d’água (acumulação de líquido abdominal).
Os problemas de pele estão geralmente associados ao desequilíbrio de nutrientes como vitamina A e E, ácidos gordos essenciais, zinco e proteínas.
No caso dos gatos, é muito importante a inclusão de taurina (aminoácido essencial) na alimentação, pois o seu organismo não a consegue sintetizar ao contrário dos cães. A falta de taurina pode causar cegueira, diminuir a capacidade reprodutiva, atrasar o crescimento e provocar anormalidades neurológicas.
A vitamina D é necessária para o equilíbrio do cálcio no organismo. Mas uma ingestão desta vitamina em excesso, causa calcificação dos tecidos moles, levando a problemas renais, rigidez dos membros e fraqueza muscular. Já a deficiência em vitamina D dá origem ao raquitismo, que causa um distúrbio na ossificação do esqueleto, ocorrendo alargamento das extremidades dos ossos longos.
Como podemos ver, são muitas as doenças com origem numa nutrição qualitativa e quantitativamente deficiente ou desequilibrada.
Buusca Vitacare
Por isso, a Buusca desenvolveu Vitacare, alimento composto complementar, com aminoácidos, vitaminas, minerais e extrato de malte, para o equilíbrio nutricional e vitalidade do seu cão e gato.